quarta-feira, 3 de junho de 2009

E.M.Profº Mário Godoy Castanho – Trabalho de Língua Portuguesa
Turma:PAV
Professora: Iane A. Medeiros Data: ___/___/2009
Análise interdisciplinar do filme “Escritores da Liberdade”, de Richard Lagravenese


SINOPSE: Freedom Writers (ou Escritores da Liberdade) é uma história baseada em fatos reais. Do gênero drama, consegue prender nossa atenção em todos seus 122 minutos. Quem assiste,recomenda.Trata-se de uma jovem professora que tenta ensinar a seus alunos coisas como tolerância, valores próprios, esperança e, principalmente, respeito ao próximo. É um filme que deixa bem claro algo que está sempre em questão: não há RAÇAS diferentes, não há o BRANCO, o PRETO e todas as outras designações pré-estabelecidas na sociedade! Este conceito de "raça" veio da época do regime colonial para perpetuar a SUBMISSÃO dos colonizados. A única raça é a nossa, a de vocês, a de todo mundo: a humana. O que há são ETNIAS diferentes. E ainda bem que somos todos diferentes.

Após assistir ao filme, na escola, faça o trabalho, obedecendo às seguintes instruções:

Responda as questões relacionadas ao tema.

O trabalho deverá ser feito manuscrito, em folhas pautadas ou digitado, em folha sulfite, organizadamente. Caso seja feito à mão, use letra legível.
Elabore suas respostas COMPLETAS, com coerência e muita argumentação.
Todas as respostas, inclusive o texto da última questão, devem ser alinhadas. Cuidado com as margens, elas devem estar regulares.
Tenha muito capricho e entregue seu trabalho bem organizado. Cuidado com a estética!

QUESTÕES INTERDISCIPLINARES SOBRE O FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”:
1- No início do filme, como os jovens se relacionam dentro e fora da escola?

2- Erin Gruwell, formada em direito, contraria seu pai e seu marido e segue carreira como professora. Numa escola pública dos EUA ela dá aulas para uma turma multirracial. Que problemas ela enfrenta?


3- Com qual disciplina (matéria) Erin Gruwell trabalha?
Inicialmente as aulas de Erin são tradicionais e ela não consegue fazer com que sua turma a escute. Como ela consegue resolver o problema de isolamento entre os alunos?

4- Por causa de sua extrema dedicação para com sua turma, o que acontece com o casamento de Gruwell?

5- Como a direção da escola vê os alunos da sala de Gruwell?

6- O que a professora mostra a seus alunos quando distribui diários para eles?

7- Que livro Erin Gruwell indica para seus alunos lerem? O que há em comum entre o livro e a vida dos estudantes?

8- O que mais impressionou você nesse filme? Por quê?

9- Caracterize a professora Erin Gruwell.

10- Descreva os pontos mais importantes na convivência entre a professora e seus alunos. O que mais chamou sua atenção? O que você aprendeu com a convivência entre eles?

11- Gruwell usa a história do Holocausto judeu na II Guerra Mundial para ensinar lições como intolerância e perseguição política. Faça uma pesquisa sobre o Holocausto. Registre as informações dessa pesquisa num TEXTO, com no mínimo 20 linhas. Fique atento (a) à paragrafação do seu texto, ao título coerente, às ideias contidas. Faça uma boa introdução, desenvolva com clareza o texto e conclua adequadamente.

Um comentário: